quinta-feira, maio 08, 2008

YOGA DÁRSHANA

“Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no fogo do Yoga. Actividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção, eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Yoga manifesta seu poder.”

Shvetashvatara Upanishad (II:12-13).

A unidade da respiração, da consciência e dos sentidos, seguida pela aniquilação de todas as condições da existência: isso é o Yoga.


Maitri Upanishad, VI:25

Buscando o que é, você encontra o que não é. Encontrando o que não é, você acha o que é. Yoga não é apenas o lugar onde você chega. Aliás, você pode não chegar a lugar algum. Yoga é o caminho que você caminha.


Pedro Kupfer

...Isso é yoga. Criar os meios para a união com o vazio donde tudo emerge.


Ramiro Calle

Firme no Yoga, faça o seu trabalho, ó conquistador da riqueza [Arjuna], abandonando o apego aos frutos dele e mantendo a mesma atitude na vitória ou na derrota, pois Yoga é eqüanimidade da mente.


Bhagavad Gita, II:48

Yogah karmashu kaushalam. Yoga é perfeição na acção.


Bhagavad Gita, II:50

O Yoga deve ser conhecido por meio do Yoga; o Yoga manifesta-se mediante o Yoga. Aquele que se aplica sem descanso ao Yoga, no final encontra no Yoga uma alegria permanente"


Vyása, Yoga Bháshya, III:6

Yoga é samádhi.

Vyása, Yoga Bháshya, I:1

O Yoga desprograma os condicionamentos resultantes das ideologias, as tradições ou os valores impostos pela sociedade. Ensina o indivíduo a ser ele mesmo e dá uma liberdade que está além dos preconceitos e formas de comportamento estabelecidas pela sociedade. (...) O Yoga não é moral nem moralizante.
Pedro Kupfer

A essência da prática do Yoga está na liberdade, na elegância natural, na paz e na beatitude do samádhi, em que corpo, mente e alma se unem e fundem com o Espírito Universal. Yoga é Um!


b.k.s. Iyengar

Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga. Mas deve-se estar atento, pois o Yoga vem e vai.

Katha Upanishad, VI

Se diz que Yoga é a unificação da rede de dualidades.

Yoga Bija, 84

Realmente, não há mérito maior que o Yoga. Não há bem mais elevado que o Yoga. Não há subtileza mais fina que o Yoga. Não há nada mais excelso que o Yoga.

Yogashikha Upanishad, I:67

"Yoga chitta vritti nirodhah" Yoga é a cessação [da identificação com] as modificações da consciência.

Patañjali - Yoga Sutras I:2

"Yogah prabhavápyayau". Yoga é ao mesmo tempo dissolução e emergência, morte e renascimento.

Katha Upanishad

Toda a criação é paz, infinita e eterna.
Veja a infinita consciência em tudo e fique em paz.
Yoga é a cessação das experiências dos objectos.
Fique no estado de Yoga e faça o que você tem que fazer.
Fique no estado de Yoga e viva.

Laghu Yoga Vasishtha, CXXVI:78
Do estudo deve-se passar ao Yoga. Do Yoga deve-se passar ao estudo. Pela perfeição no estudo e no Yoga, a Consciência Suprema se manifesta. O estudo é um dos olhos com que se percebe o Ser. O Yoga é o outro.
Vishnu Purana, VI:6.2
O autentico Yoga é sem esforço.

Sem comentários: