1) confundir os meios com os fins,
2) praticar com a atitude errada ou
3) não compreender o que estamos fazendo.
Portanto, antes de querermos ter sucesso no Yoga, devemos compreender claramente o que ele é, e como devemos nos relacionar com ele. Estudar é fundamental. Tem sido assim desde que o Yoga existe. Você não precisa estar em alguma condição física especial para participar desta experiência. Praticantes de quaisquer tradições são bem-vindos.
Este curso é ao mesmo tempo uma declaração de amor pelo Hatha Yoga e uma defesa dos aspectos esquecidos dessa antiga prática. Estamos acostumados a ouvir e aceitar sem maiores questionamentos que o Hatha Yoga, de origem tântrica, é bem mais recente e está completamente separado dos sistemas anteriores a ele, como o Yoga de Patañjali, o Jñana Yoga, o Karma Yoga, o Mantra Yoga, etc., como se esses sistemas pertencessem a um universo totalmente diferente do contexto em que o Hatha nasceu.
Existe consenso em torno da idéia que o Hatha se desenvolveu no período pós-clássico da história indiana, entre os séculos IX e X desta era, sendo portanto posterior ao Yoga clássico codificado pelo sábio Patañjali nos Aforismos do Yoga. Assim, a origem do Hatha estaria vinculada ao aparecimento da linhagem dos 64 siddhas (“seres perfeitos”), que inicia com os mestres Matsyendranatha e Gorakshanatha, do norte da Índia.
Talvez esteja na hora de revisarmos mais profundamente essas conjecturas. O facto é que o Hatha desde sempre pertenceu, esteve vinculado e evoluiu junto com a tradição vedica. Para compreendermos as profundas implicações desta afirmação, seria necessário fazermos uma profunda reflexão sobre a questão da origem deste sistema e, quem sabe, reescrevermos sua história. Ou, pelo menos, parte dela.
Pedro escreveu os seguintes trabalhos sobre Yoga:
1) Yoga prático - teoria e prática da filosofia yogika.
2) Dicionário de Yoga - compilação de termos técnicos do Yoga e o hinduísmo.
3) Respire! Yoga e energia - exercícios respiratórios e de purificação orgânica.
4) História do Yoga - pesquisa das raízes do Yoga, à luz das novas descobertas arqueológicas.
5) Mudrá, gestos de poder - fala sobre a linguagem gestual do Yoga, a dança e o ritual hindu.
6) Guia de meditação - é um manual de concentração e meditação.
7) Visões do Yoga - é uma antologia dos shastras do Yoga, prefaciada pelo prof. Hermógenes.
8) Hatha Yoga Pradipika - tradução, notas e comentários de e sobre este clássico do Hatha Yoga.
Local do retiro: Centro 4 Ventos
O centro 4ventos é composto por casas saloias recuperadas conscienciosamente e mantendo a traça original dos edifícios recuperados com algumas alterações, as cores de terra integram bem o conjunto na paisagem dando-lhe um ar misto e místico de saloio e árabe, afinal a origem da nossa arquitectura.
www.4ventos.org
Por motivo de organização:
· As inscrições só se efectivam com o pagamento do evento.
· Não serão feitas quaisquer excepções quanto às datas de pagamento.
· Não serão admitidas reservas de lugares.
· Não serão feitos reembolsos dos valores pagos.
Agradecemos a sua compreensão.
Organização: Simão Monteiro
Mais informações: simaoyoga@gmail.com ou 965515470
2 comentários:
k pena só ter visto agora que vai haver um retiro de yoga:-(Podemos ainda ficar na lista à espera de vaga ou já nem há esperança assim?
Cris
Namaste Cristina. Obrigado pelo seu contacto. Já existe uma lista de espera com umas 10 pessoas. Mas se quiseres posso colocar-te na lista. Se quiseres que te adicione na minha mailing list para receberes informações de cursos e retiros escreve-me um mail.
Cumprimentos
Enviar um comentário