domingo, novembro 22, 2009

VÍDEOS SOBRE VEGETARIANISMO



AINDA ACHA QUE NÃO TEM A VER CONSIGO?


1ª norma ética do Yoga e de toda a vida: Ahimsá, não-violência. Ahimsá nada mais é que a aplicação do dharma do senso comum: não fazer aos outros o que não gosto que me façam a mim.




Nas palavras do Swami Dayananda:
"Uma vez que me foi dado livre arbítrio para escolher o alimento que como para manter minha vida, preciso encontrar alguma norma para me guiar na escolha dessa comida. A dávida da livre escolha traz consigo a responsabilidade de seguir uma norma ética no exercício dessa escolha. Qual é a norma "dhármica" e de bom senso para a escolha do meu alimento? Os Vedas dizem-me: não cause dano. Meu bom senso diz-me que não deveria fazer de "alguém" o meu jantar, uma vez que não quero ser o jantar de "alguém". O que é um "alguém"? As criaturas vivas que possuem meios para fugir de mim e o equipamento para gritar em protesto ou lutar contra mim são mais um "alguém" do que plantas, enraizadas num lugar que silenciosamente abandonam seus frutos para serem comidos, em geral, sem com isso abdicar de suas vidas."[1]

E aqui seguem alguns videos interessantes:

Meet your Meat

Three Reasons Not to Eat Fish

A Life Conected



[1] texto extraído do livro "O Valor dos Valores" do Swami Dayananda, Vidya Mandir editorial

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada Simão,
Vem mesmo a propósito... está excelente! Vou enviar o link para todos os que nos acompanham nesta nossa escolha de ser vegetariano e para aqueles que ainda questionam... imagens e palavras que falam por si.
Ainda bem que tenho a dádiva do livre arbitrio, porque a minha escolha é essa, SER VEGETARIANA!
Beijinhos
Tânia

Yessica disse...

Estimado Simão, cheguei a o seu blog por casualidade procurando sob yoga,estou interessada mais pelo pouco que sei existem varias vertentes e dificil saber qual é aquela que servira melhor ,sou gonistica e procuro o lado da meditação e dos mantras no yoga,gosto muito da parte teorica,estive lendo seu blog,o que disse sob o ego,o trabalho de se auto observar ,o dominio do corpo e dos desejos para viver nosso real ser isto tudo eu procuro praticar,queria lhe perguntar se conhece o mestre Gurdiejff é um ensinamento muito antigo que ele revive nos seu livro ``Fragmentos de um ensinamento desconhecido`` escrito pelo seu disipulo Ouspensky, Ele frequento varias escolas no occidente e viveu com os derviches que conheciam o samadhi e outros estados alterados mediante o dominio total sob o corpo e a mente penso que o yoga pode me ajudar nessa busca,penso que seja muito importante a questão do dominio do animal para prevalecer o essencial,gostaria que me desse uma breve explicação sob yoga se for possibel,e se existe algum lugar que possa me indicar,moro en balneario camboriu sc brasil,proximo daqui me falarom de um professor de mariscal,Existe algum centro de yoga que considere, é que possa me indicar nas proximidades da aonde moro,vou seguir seu blog,parabens pelo trabalho!
Paz irreverencial

manuel disse...

o video que falta neste post ;
mais "potente" e desafiador de consciência...

é sem duvida o

http://www.earthlings.com/:



http://www.youtube.com/watch?v=eKPVCeSmVEw


continuaçao de um excelente trabalho,blog

namaste

manuel ponte